energia
Energia eólica é uma maneira de produzir energia pela força do vento, é abundante, renovável, limpa e disponível em muitos lugares. Foram analisado quatro regiões no oeste Catarinense para aplicar aerogeradores; Laguna, Jaguaruna, Agua doce, e Urubici.
A cidade de Urubici foi escolhida porque ela fornece uma serie de dados confiáveis, e uma velocidade de media anual, não tão baixa e não tão alta que satisfez os objetivos inicialmente propostos. Em função das características da região definiram-se dois posicionamentos diferentes, e observou-se a melhor produtividade. Com a produtividade estimada pode-se encontrar o fator de capacidade do parque, que é um indicador de viabilidade desse tipo de empreendimento. Em seguida, foi feita uma analise econômica simplificada de um dos posicionamentos, em função das variáveis, caracterizando-se assim a viabilidade técnica do empreendimento.
Energia eólica é a transformação da energia do vento em energia útil, tal como na utilização de aerogeradores para produzir eletricidade, moinhos de vento para produzir energia mecânica ou velas para impulsionar veleiros. A energia eólica, enquanto alternativa aos combustíveis fósseis, é renovável, está permanentemente disponível, pode ser produzida em qualquer região, é limpa, não produz gases de efeito de estufa durante a produção e requer menos terreno.1 O impacto ambiental é geralmente menos problemático do que o de outras fontes de energia.
Os parques eólicos são conjuntos de centenas de aerogeradores individuais ligados a uma rede de transmissão de energia elétrica. Os parques eólicos de pequena dimensão são usados na produção de energia em áreas isoladas. As companhias de produção elétrica cada vez mais compram o excedente elétrico produzido por aerogeradores domésticos.2 Existem também parques eólicos ao largo da costa, uma vez que a força do vento é superior e mais estável que em terra e o conjunto tem menor impacto