ENERGIA E ZONEAMENTO
Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo, turismo rural, silvicultura ou conservação ambiental. É no espaço rural onde se produz grande parte dos alimentos consumidos no espaço urbano.
Muitas vezes as áreas rurais e urbanas não são facilmente identificáveis, em razão da grande integração que tem ocorrido entre elas. Entretanto algumas características sobressaem em cada paisagem.
Na zona rural há grandes áreas verdes, que podem ser naturais ou cultivadas. É nessa região que são desenvolvidas, sobretudo, as atividades do setor primário de produção: agricultura, pecuária e extrativismo.
Em geral na zona rural há pouca concentração de pessoas e de construções, sendo marcante a presença de elementos naturais como rio e vegetação.
Nas zonas urbanas existem poluição sonora,visual e do ar.
Propriedades em zona rurais assumem o nome de fazenda, sítio ou chácara. As construções de casas nessas propriedades geralmente não estão sujeitas às regulamentações de construções como ocorre na zona urbana. As medidas de propriedades rurais são feitas em alqueire ou hectare (veja no final do texto as diferenças entre eles).
ZONA URBANA
A Zona urbana ou cidade como conhecemos é definida pelo espaço do município destinado à construção devidamente regulamentada de moradias, indústrias, espaços públicos de lazer, vias de tráfegos de pedestres, veículos, entre outros.
A infraestrutura urbana é composta de vários elementos, como o abastecimento de água, serviços de esgoto, fornecimento de energia elétrica, escolas, hospitais, sistema viário, policiamento, locais de lazer etc.
As cidades desenvolvem-se normalmente a partir de um núcleo que forma o centro da cidade. Além dele, surgem os bairros residenciais, as áreas industriais etc. A zona urbana não é igual em todas as cidades. Cada uma tem a aparência própria e diferem das outras pelo tamanho, relevo, traçado de