trabalho de historia de direito
Direito Egípcio – Pág. 4
Direito Babilônico – Pág. 5
Direito Hebreu – Pág. 7
Direito Hindu – Pág. 9
Direito Grego – Pág. 11
Direito Romano – Pág. 12
Direito Germânico – Pág. 14
Direito Feudal – Pág. 15
Direito Mulçumano – Pág. 18
Direito Canônico – Pág. 24
Conclusão – Pág. 25
Bibliografia– Pág. 26
Introdução
As ideias abordadas nesse trabalho fazem parte do estudo para avaliação da presente disciplina, no qual trata de questões relacionadas à história do direito em especial o aspecto das sucessões dentro de uma linha do tempo que corresponde o período do surgimento da escrita até a era medieval.
O trabalho tem como objetivo principal realizar uma pesquisa em grupo a fim de conhecer a Histórias dos Direitos das sucessões das Idades: antiga e medieval.
A pesquisa foi desenvolvida com fontes de pesquisas em documentos existentes em endereços na internet, periódicos, legislações, livros, artigos e em todo referencial bibliográfico pertinente ao estudo. O trabalho foi dividido em quatro partes, sendo: Direito antigo Oriental, Direito Antigo Ocidental, Muçulmano e Direito Medieval.
Dentro do Direito antigo oriental, podemos destacar o das respectivas sociedades: egípcia, babilônico, hebraica e hindu.
Dentro do Direito antigo ocidental, podemos destacar o das respectivas sociedades: grega, romana e germânica.
No período medieval se destacam o direito: Muçulmano, Feudal e Canônico.
Dissertando sobre a questão da sucessão, pretende-se fazer uma reflexão em grupo a fim de compreender a evolução e transformação das civilizações no decorrer da história desses povos e consequentemente suas culturas partindo do entendimento do Direito como a ciência do equilíbrio societário.
Direito Egípcio
Devido ao material (jurídico) encontrado ser muito deteriorado, tem-se pouca informação do povo egípcio no âmbito judiciário; porém, conseguimos algumas informações que nos dão a noção de como eram feitas as sucessões naquela época.
São do