A ESTância Turística de Salto-SP
O passeio em Salto lhe garantirá o seu próximo sorriso. E lhe deixará com gostinho de quero mais, com vontade de voltar.
Temos prédios históricos, temos uma rica natureza, parques turísticos e um povo acolhedor.
Visite Salto e conheça:
Matriz de Nossa Senhora do Monte Serrat A primeira igreja de Salto, a de Nossa Senhora do Monte Serrat, foi construída pelo capitão Antônio Vieira Tavares, fundador da cidade. A inauguração da igreja, em 16 de junho de 1698, marca o surgimento da cidade. O prédio atual é de 1936 e substituiu a capela que se queimara em um grande incêndio.
Cachoeira
Praça Dr. Archimedes Lammoglia - Centro
O rio Tietê começou a se formar a 65 milhões de anos atrás e até o século XX ele era limpo, possibilitando a pesca. O rio Tietê nasce na Serra do Mar em Salesópolis/SP e deságua no rio Paraná. O rio Tietê em nossa região é muito acidentado. Em Salto o rio Tietê, apresenta sua maior queda d'água. O imperador D. Pedro II visitou a cachoeira por duas vezes.
A cidade se chama Salto devido a esta cachoeira. Este mesmo acidente geográfico também deu o nome a cidade vizinha de Itu, que em tupi-guarani significa “salto”. A cidade chamou “Salto de Itu” até 1917, quando fora tirado o aposto Itu do nome de nossa cidade.
Monumento à Padroeira
Praça João Paulo II, s/nº - Jd. Itaguaçu - a 2 km do centro da cidade.
Com 30 metros de altura em concreto armado, o Monumento à Padroeira foi edificado em homenagem a Nossa Senhora do Monte Serrat. É o maior monumento a Maria em todo o mundo e, no Brasil, só é menor que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A imagem da ponta da cruz aos pés tem 17 metros, a base tem 5,50 metros e a rampa de acesso conta com 7,50 metros, totalizando 30 metros.
Ponte Pênsil
Praça Dr. Archimedes Lammoglia -