Energia nuclear
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
A IMPORTANCIA DA ENERGIA NUCLEAR
B85233-0 Matheus Fontinele de Aguiar
Manaus – 2013
INTRODUÇÃO
Energia nuclear é a energia liberada nos processos de transformação de núcleos atômicos. Para gerá-la, os isótopos certos elementos se transformam em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares. Esse processo baseia-se, segundo Albert Eistein, no princípio da equivalência de energia e massa, segundo a qual durante as reações ocorre emissão de energia. Os elementos mais usados como fonte de energia nuclear são: Tório, Urânio e Actínio.
ENERGIA NUCLEAR Existem duas formas de aproveitar a energia nuclear para convertê-la em calor: A fissão nuclear, onde o núcleo atômico se subdivide em duas ou mais partículas, e a fusão nuclear, na qual ao menos dois núcleos atômicos se unem para produzir um novo núcleo. A fissão nuclear do urânio é a principal aplicação civil da energia nuclear. É usada em centenas de centrais nucleares em todo o mundo, principalmente em países como a França, Japão, Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Espanha, China, Rússia, Coréia do Norte, Paquistão Índia, entre outros. Essa energia serve na utilização de bombas nucleares, pode substituir outras fontes e também substituir alguns combustíveis. A utilização dessa energia vem crescendo a cada dia. É uma das alternativas menos poluentes, permite adquirir muita energia em um espaço pequeno e instalações de usinas perto dos centros consumidores, reduzindo o custo de distribuição de energia. Os dois tipos de reatores são:
Reatores de fissão: São divididos em: de água leve, de água pesada, de rápido enriquecimento e outros, dependendo da substância moderadora usada. Um reator de rápido enriquecimento gera mais combustível do que consome. A primeira reação em cadeia foi realizada num reator de grafite. A maioria dos reatores em uso para geração de energia elétrica no mundo é do tipo água leve. A nova