Energia nuclear
A energia nuclear é aquela que mantém os protões e os neutrões juntos no núcleo, através da sua força de atração. Quando o núcleo do átomo é desintegrado por ação de uma energia externa é libertado calor e radiação. Assim, a energia nuclear consiste no uso controlado das reações nucleares para a obtenção de energia para gerar eletricidade. Utilizando o calor que é emitido numa reação nuclear para aquecer a água até esta se tornar vapor e movimentar um turbogerador é produzida energia.
Uma reação nuclear pode acontecer controladamente numa central nuclear ou descontroladamente numa bomba atômica.
Reações nucleares:
As reações nucleares libertam grandes quantidades de energia e promovem a formação de núcleos diferentes daqueles de que se partiu: isótopos ou elementos químicos diferentes.
Existem duas formas de se aproveitar energia nuclear para converte-la em calor, através de reações nucleares. Nós falámos dessas reações, o ano passado, em física e química. Alguém se lembra de como se chamam essas duas reações?
Reações de fusão nuclear – dá-se a formação de núcleos “mais pesados”, mas mais estáveis a partir de núcleos “mais leves”. Ocorre a temperaturas de muitos milhares de graus Celsius
Reações de fissão nuclear – Dá-se a formação de núcleos “mais leves” a partir de núcleos “mais pesados” (e instáveis). É o tipo de reação que ocorre nas centrais nucleares.
Centrais nucleares
Central nuclear é uma instalação industrial empregada para produzir eletricidade a partir de energia nuclear, utilizando elementos radioativos que através de uma reação nuclear produzem calor. Este calor ferve a água duma caldeira, transformando esta água em vapor. O vapor faz turbinas girar, e estas, por sua vez, produzem eletricidade. As centrais têm um ou mais reatores.
https://www.youtube.com/watch?v=VJfIbBDR3e8
O que é um reator nuclear?
Um reator nuclear é uma câmara, blindada contra a radiação, onde é controlada uma reação nuclear para a