energia nuclear
Os átomos de alguns elementos químicos apresentam a propriedade de, através de reações nucleares, transformar massa em energia.
Os prótons têm a tendência de se repelirem, porque têm a mesma carga (positiva). Como eles estão juntos no núcleo, comprova-se a existência de uma energia nos núcleos dos átomos com mais de uma partícula para manter essa estrutura. A energia que mantém os prótons e nêutrons juntos no núcleo é a ENERGIA NUCLEAR, isto é a energia de ligação dos nucleons (partículas do núcleo).
Existem duas formas de aproveitar essa energia para a produção de eletricidade: A fissão nuclear (mais usada), e a fusão nuclear.
A fissão nuclear é onde o núcleo atômico se divide em partículas, a divisão do núcleo de um átomo pesado, em dois menores, quando atingido por um nêutron. Seria como jogar uma bolinha de vidro (um nêutron) contra várias outras agrupadas (o núcleo). A fissão do átomo de urânio é a principal técnica empregada para a geração de eletricidade em usinas nucleares. E a fusão nuclear, na qual dois ou mais núcleos se unem para produzir um novo elemento.
COMO FUNCIONA
Reator: é um equipamento onde se processa uma reação de fissão nuclear, assim como um reator químico é um equipamento onde se processa uma reação química.
Varetas de Combustível: são fechadas, com o objetivo de não deixar escapar o material nelas contido (o urânio e os elementos resultantes da fissão) e podem suportar altas temperaturas. Os elementos resultantes da fissão nuclear são radioativos, isto é, emitem radiações e, por isso, devem ficar retidos no interior do Reator. A Vareta de Combustível é a primeira barreira que serve para impedir a saída de material radioativo para o meio ambiente.
Vaso de Pressão: O Vaso de Pressão do Reator é a segunda barreira física que serve para impedir a saída de material radioativo para o meio ambiente.
Circuito Primário: O Vaso de Pressão contém a água de refrigeração do núcleo do reator (os elementos combustíveis). Essa água