Energia Nuclear
Problemas que pareciam ser intransponíveis foram superados nos últimos cinquenta anos. O desafio atual é utilizar a energia do plasma por longas durações. Embora, durante o desenvolvimento desse trabalho vai ficar evidente o proposito militar e espacial por traz desse projeto, mas ao longo da história sabemos que boas invenções foram usadas para matar, e necessidades militares originaram cinto de segurança, freios a disco e assim como trajes que possam possibilitar um deficiente físico voltar a andar pode proporcionar que um soldado leve mais equipamentos.
“As estrelas não passam de imensas "bolas" de hidrogênio submetidas a altíssimas temperaturas e pressões.
Nessas condições, o hidrogênio não se encontra nem mesmo no estado gasoso: ele forma um quarto estado da matéria chamado de plasma. É nesse estado que continuamente ocorre a fusão dos núcleos de hidrogênio, gerando núcleos de hélio. Esse processo libera uma enorme quantidade de energia e é chamado de fusão termonuclear. Em laboratórios de pesquisa na Terra, procura-se atualmente conquistar a fusão termonuclear controlada através do chamado confinamento magnético do plasma. Quando for possível este controle, a humanidade terá a sua disposição uma fonte praticamente inesgotável e limpa de energia.
Prof. Dr. ÁLVARO VANNUCCI do Departamento de Física Aplicada - IF/USP.”
2. O que é fusão?
A energia das estrelas, dentre elas o sol. Átomos de hidrogênio se fundem para gerar átomos de hélio que são mais estáveis, liberando grande quantidade de energia a uma temperatura de aproximadamente 15000000 de graus Celsius. A massa de hélio não é exatamente a soma algébrica da massa dos átomos de hidrogênio que se fundiram para gera-lá, o restante é liberado na forma de energia dada pela equação E=m*c².
Devido a ação da gravidade e pressão atmosférica existente na terra, a abordagem tem se demonstrado diferente e mais complexa. Embora a maquina, que mais a frente será mostrada, tem todo sem