Energia Nuclear
OBJETIVO:
Energia nuclear consiste no uso controlado das reações nucleares para a obtenção de energia para realizar movimento, calor e geração de eletricidade.
Quem foi o INVENTOR?
Trechos do livro O Poder Nu , de Albert Einstein
[...] não me considero o pai da energia atômica . Tive apenas uma participação indireta na descoberta desse fenômeno . A bem dizer, não pensei sequer que viveria para ver esse princípio posto em prática . Pensava apenas que a liberação de energia atômica seria teoricamente possível . Só quando foi descoberto, por acaso , o princípio da reação em cadeia , é que as coisas parecem ter se precipitado . [ ...] Não posso predizer quando terá início uma exploração da energia atômica para fins pacíficos e construtivos. Tudo o que sabemos hoje é como utilizar uma quantidade relativamente grande de urânio. [...] Se não acredito que a energia atômica possa tão cedo trazer todos os seus benefícios à humanidade , acredito , pelo contrário , que ela constitui hoje uma ameaça.[ ... ]
O que é?
Os átomos de alguns elementos químicos apresentam a propriedade de, através de reações nucleares, transformar massa em energia. Esse princípio foi demonstrado por Albert Einstein. O processo ocorre espontaneamente em alguns elementos, porém em outros precisa ser provocado através de técnicas específicas.
Existem duas formas de aproveitar essa energia para a produção de eletricidade: A fissão nuclear, e a fusão nuclear.
FISSÃO NUCLEAR: é uma reação que ocorre no núcleo de um átomo. Geralmente o núcleo pesado é atingido por um nêutron, que, após a colisão, libera uma imensa quantidade de energia. No processo de fissão de um átomo, a cada colisão são liberados novos nêutrons. Os novos nêutrons irão colidir com novos núcleos, provocando a fissão sucessiva de outros núcleos e estabelecendo, então, uma reação que denominamos reação em cadeia.
A fissão do átomo de urânio é a principal técnica empregada para a geração de