Energia Hidr ulica 2
Hozana Evelyn Amancio do Nascimento
Isabelli Lemos Lima
Prof. Sandra (nome todo da professora)
Coordenador: Dawerson da Paixão Ramos
Faculdade Panamericana de Ji-Paraná - UNIJIPA
Arquitetura e Urbanismo - Artigo cientifico
25/06/2015
RESUMO
Nos sistemas hidrelétricos, durante os períodos do ano onde o indice de chuvas é alto, há um excedente de energi hidráulica junto ás barragens dos rios, parte da qual é comercializada (energia hidrelétrica secundária) e parte é vertida, sem que seja utilizada, Uma das maneiras de se aproveitar esta energia perdida é transformá-la em vetor energético, como por exemplo o hidrogênio eletrolítico. Nesse trabalho esta opçãp energética foi analisada com profundidade, pela identificação do potencial de energia hidrelétrica segundária no Brasil e pelo estuda das possibilidade de seu uso na produção de hidrogênio. Para tanto foi apresentada um descrição do processo de geração de hidrogênio via eletrólise da água;
A energia hidraulica tem seu conceito de também conhecida como energia hídrica ou hidrelétrica, é aquela obtida através do aproveitamento da energia potencia e cinética das correntes de água em rios, mares ou quedas d’água. É considerada uma fonte de energia renovável e limpa.
Palavras-chaves: Hídrica,cinética , fauna e flora.
INTRODUÇÃO
A Energia Hidráulica, segundo José William Vesentini(1995, p.87), "[...] O potencial hidráulico brasileiro é considerado o terceiro do mundo, vindo após o da Rússia e o da China."
Água, um recurso que não é de hoje que se consome, ou mesmo como fonte de energia e sustentabilidade mundial, algo de séculos. Os gregos e romanos usavam muito a roda-d’água, também conhecida pelos chineses, os europeus essas roda-d’água era que moíam milho ou trigo, transformando em farinha.
Esses sistemas ficaram mais eficaz na revolução industrial, e os mesmo alimentavam as fabricas de têxteis na Inglaterra, e logo após veio a invenção da turbina movida a vapor tornou-se a energia da