mineração impactos
2 Garimpos de Ouro e Riscos para a Saiide
Volney de M. CAMARA
Rosa Carmina de S. COIJTO
2.1 Introdugéo
Este capitulo tern per objetivo descrever o processo de trabalho nas 4reas de garimpo de ouro e, a partir desta an4lise, evidenciar os principals fatores de risco para a saiide, com destaque para aqueles causados pela utiliza9ao do mercilrio.
As dreas de produ9ao de ouro na América Latina cresceram bastante nos tiltimos anos. Nocaso do Brasil, no periodo entre 1979 a 1984 o Estado brasileiro fomentou a atividade garimpeira criando reservas em uma drea aproximada de 3,2 milhoes de hectares (ha). Atualmente a garimpagem é praticada em 16,7 milhoes de ha, estando localizado no Estado do Pard, mais da metade desse total (º)
A atividade garimpeira é realizada em espa9o aberto, dentro das florestas ou nas margens dos rios. Portando, além dos efeitos adversos causados pelo mercdrio, o trabalhador também fica submetido ao contato direto com a natureza; aos fatores fisicos (sol, chuvas, ventos, ruidos, postura anormal, etc); aos fatores bioldgicos (vetores e parasitos); aos fatores quimicos (argila, detergentes, gasolina e lubrificantes) e aos fatores sonars, que estao relacionados com os baixos niveis de condiqoes de vida e as relagoes de trabalho advcrsss.
Além disso, a sazonalidade inBuencia o ritmo do processo de produqao no garimpo e conseqiientemente também interfere no quadro de morbidade. No inverno, a intensidade das chuvas diminue o ritmo do trabalho, jii no verao, o ritmo é intensificado, aumentando tanto a exposi‹¿éo direta dos trabalhadores ao mercfirio met:i1ico como a exposi9iio indireta da populaqao geral ao metil- merctirio.
2.2 O Processo de Trabalho
Para ide’ntificar os riscos 11 satide dos garimpeiros no processo de prod o de euro em garimpo$ é indis(imsdvel que o profissional interessado em desenvolver um programa de vigilflncia analise todas as etapas do processo