Impactos da mineraçao
Felipe Bredariol Marchi
Engenharia de Produção, ESAMC CAMPINAS
Leonardo Salomão
Egenharia de Produção, ESAMC CAMPINAS
RESUMO: O trabalho mostra uma série problemas indesejados (externalidades) causados ao meio ambiente e provocados pela mineração. Alguns desses impactos ambienteais são: Conflitos de uso do solo, depreciação de imóveis circunvizinhos, degradação, poluição sonora, da agua e do ar.
Normalmente a implantação do empreendimento que realiza mineração, causa grande conflito com a comunidade que está próxima ao local de instação da empresa.
PALAVRAS-CHAVE: Impactos Ambientais, Externalidades, Poluição, Mineração
1. Introdução
A mineração tem uma importantíssima participação na economia e é responsável por 3% do PIB nacional, se consideradas todas as etapas que envolvem a transformação do minério, chega a 29%. Se acrescentar as etapas de produção dos setores que fazem uso de produtos minerais como a industria automobilística e eletroeletrônicas, participam de até 40% da economia nacional. Entretanto, causam uma diversidade incontável de problemas ao meio ambiente. Muitas vezes não percebido por grande parte da sociedade, porque em geral as empresas mineradoras costumam se instalar em locais distantes da cidade. Os impactos da mineração já são vistos como preocupante desde a década de 60, e ganhou dimensão política a partir da década de 70, afinal existe um volume alto de residuos decorrentes dessa atividade e grande poluição ambiental, portanto, não é mais possível implantar qualquer projeto, antes de considerar os impactos que serão causados ao meio ambiente. Em comparação com outras atividades prejudiciais ao meio ambiente, como a exploração de petróleo, a mineração é a que tem menor compromisso com o meio ambiente. É um dos tipos de empreendimentos que visam maior interesse em lucro imediato/ a curto prazo e maior flagrante em deixar de cumprir os interesses públicos. Um setor