Impactos ambientais na mineração
Componentes: Fabrícia Naiane Silva Jéssica Francis de Abreu
Tatiani Almeida
Prof º: Alexandre Pimentel
Data: 26-11-12
Introdução Este trabalho é sobre impactos na mineração, que é um dos setores básicos da economia do país, contribuindo de forma decisiva para o bem estar e a melhoria da qualidade de vida das presentes e futuras gerações, sendo fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade equânime, desde que seja operada com responsabilidade social, estando sempre presentes os preceitos do desenvolvimento sustentável. É importante reconhecer e manter sobre controle os impactos que esta atividade provoca no meio ambiente, assim proporcionando um meio ambiente adequado para as futuras gerações que estão por vir.
IMPACTOS AMBIENTAIS DA ATIVIDADE DA MINERAÇÃO:
Assim como toda exploração de recurso natural, a atividade de mineração provoca impactos no meio ambiente seja no que diz respeito à exploração de áreas naturais ou mesmo na geração de resíduos.
Consequências da Mineração no Meio Ambiente:
Ruídos e Vibração:
O desmonte de material consolidado (maciços, rochosos e terrosos muito compactados) é feito através de explosivos, resultando, em consequência, ruídos quase sempre prejudiciais à tranquilidade pública.
Poeira e Gases:
Um dos maiores transtornos sofridos pelos habitantes próximos e/ou os que trabalham diretamente em mineração, relaciona-se com a poeira. Esta pode ter origem tanto nos trabalhos de perfuração da rocha como nas etapas de beneficiamento e de transporte da produção.
Contaminação das Águas: Quanto à poluição das águas provocada pela mineração, a maior parte das minerações no Brasil provoca poluição por lama. A poluição por compostos químicos solúveis, também existe e pode ser localmente grave, mas é mais restrita.
Rejeito e Estéril:
A disposição final de rejeitos não constitui problema mais sério, quando destinados aos trabalhos de