Trabalho De Manejo E Conserva O Escrito
CAMPUS DE CÁCERES “JANE VANINI”
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E TECNOLOGIA- AGRONOMIA
DISCIPLINA: MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA
Integração Lavoura Pecuária
DOCENTE: Euripedes Maximiano DISCENTE: Kamila Christie Roberto Sales
CÁCERES/MT
ABRIL DE 2015
Conceito
A integração lavoura-pecuária (ILP) pode ser definida como a diversificação, rotação, consorciação e/ou sucessão das atividades de agricultura e de pecuária dentro da propriedade rural, de forma harmônica, constituindo um mesmo sistema, de tal maneira que há benefícios para ambas. Possibilita, como uma das principais vantagens, que o solo seja explorado economicamente durante todo o ano ou, pelo menos, na maior parte dele, favorecendo o aumento na oferta de grãos, de carne e de leite a um custo mais baixo, devido ao sinergismo que se cria entre a lavoura e a pastagem.
Objetivo A implantação da ILP tem como um dos principais objetivos a recuperação das pastagens. Na verdade, plantar lavouras em áreas degradadas já é uma solução utilizada pelos produtores rurais com o objetivo de devolver a capacidade produtiva dos pastos e dos solos.
INTRODUÇÃO Esse sistema de produção proporciona ganhos econômicos, ambientais e sociais. Assim, gera muitos benefícios para o homem tanto do campo quanto da cidade. A implantação da ILP em uma propriedade possibilita a recuperação de áreas degradadas. Ao mesmo tempo, com a intensificação do uso da terra aumenta os efeitos complementares entre as diferentes espécies cultivadas, bem como entre elas e a criação de animais. Essa combinação proporciona benefícios simultâneos para as atividades e, de forma sustentável, uma maior produção por área. A ILP pode ser definida como a diversificação, rotação,