Energia Geopolitica
Área: CHT (Geografia)
Profª: Priscila
19/08/2010
Grupo: Alefe Gonçalves Silva - 2°C
André Wei Yag Ye – 2ºC
Gerson Souza Júnior – 2ºC
Marcelo Victor – 2ºA
Paulo – 2ºC
Pedro Henrique Rosa – 2ºC
Energia geopolítica e estratégia
Quando se realiza qualquer tipo de trabalho físico o ser humano, gasta energia de acordo com sua capacidade física. Desde a pré-história o homem busca novas fontes de energias para facilitar seu trabalho.
Atualmente esse trabalho físico tem sido cada vez menos necessário, pois logo após a Revolução Industrial (final do século XVIII) ele vem sendo substituído por máquinas. Segundo um estudo realizado em 1997, nos países desenvolvidos como os EUA o consumo per capita de energia (em Kg) usada é de 5000 ou mais, no caso do Brasil que é um país subdesenvolvido a energia gasta vai de 2000 a 5000. Isso acontece devido ao grau de industrialização e qualidade de vida de cada população, geralmente o consumo nas nações desenvolvidas é maior porque o número de eletrodomésticos é maior. Além disso, nos países de latitude elevada, quando entra o período frio é obrigado o uso de aquecedores em cada lugar na casa.
As fontes de energias são classificadas em renováveis e não-renonáveis. As renováveis (solar, eólica, etc.) são fontes que quando acabam, podem ser produzidas novamente e as não-renováveis (petróleo, gás natural, carvão mineral) são fontes que quando se esgotam a natureza leva milhões de anos para produzi-los, algumas fontes também são produzidas pelo homem, como o álcool, podendo ser chamadas de renováveis.
As fontes não-renováveis são as principais utilizadas no mundo atualmente, principalmente o petróleo. Em 1973 houve a primeira Crise Mundial e o preço do petróleo se quadruplicou rapidamente, de 1973 até 2004 as outras fontes de energia aumentaram tornando o uso do petróleo menor, mas ele ainda continuou a ser a principal fonte de energia, atrás dele vem o carvão mineral e o gás natural. Todo