Energia fotovoltaica
A busca por fontes renováveis de energia tornou-se fator de extrema importância em um cenário mundial que tem sua matriz energética atualmente altamente dependente de combustíveis fósseis na produção de eletricidade, 30% de petróleo e 23% de carvão (INTERNATIONAL ENERGY AGENCY, WEO 2011). O Sol fornece anualmente para a atmosfera terrestre 1,5 x 1018 kWh de energia, o que corresponde a 10.000 vezes o consumo mundial de energia neste período (CRESESB, 2006). No final de 2009 havia no globo 23 GW de potência instalada em sistemas de energia solar fotovoltaica, o equivalente a 15 termoelétricas a carvão de médio porte (SOLAR GENERATION 6 – FullReport, EPIA, 2011). A geração local de energia, através da tecnologia fotovoltaica é uma importante ferramenta, visto que além de ser uma solução vantajosa economicamente em relação aos custos de extensão da rede elétrica, não proporciona impactos ambientais.
OBJETIVO
PRINCIPAL
Verificar o potencial energético e econômico no uso de placas fotovoltaicas em residências.
ESPECÍFICOS
Minimizara degradação ambiental causada pelas usinas, fornecendo energia elétrica limpa.
Minimizar custos futuros.
HIPÓTESE
A viabilidade econômica de implementação de um sistema fotovoltaico conectado a rede elétrica de baixa tensão para suprir parcialmente o consumo de energia elétrica de uma residência.
JUSTIFICATIVAS
PESSOAL
Com as constantes crise e preocupações dos recursos energéticos disponíveis de se tornarem cada vez mais escassos e caros, esses recursos tendem a ser compensados pelo surgimento de outros. Sabendo que a Terra recebe do sol energia suficiente para o atual consumo de eletricidade, uma das tecnologias disponíveis que permitem gerar eletricidade de forma limpa é a utilização de painéis fotovoltaicos, que transformam a luz solar em energia. Com base, nisso optamos por esse tema, pois, esses painéis têm vindo a proliferar estando