Energia Fotovoltaica
A palavra fotovoltaica significa energia dos raios solares. “Foto”, que significa luz, e “Voltaica" que vem de “Volt”.
É uma forma de energia visa a conversão da energia solar em energia elétrica através de células fotovoltaicas. As células fotovoltaicas mais comuns possuem duas camadas de silício. A mais fina, carregada negativamente, quando atingida pelos raios solares tem seus elétrons transferidos para a camada mais grossa, carregada positivamente.
FUNCIONAMENTO
A energia fotovoltaica é fornecida de painéis fotovoltaicos contendo materiais semicondutores (silício) que sob a incidência do sol geram energia elétrica. A energia gerada pelos painéis é armazenada em bancos de bateria, para que seja usada em período de baixa radiação e durante a noite.
A conversão de energia solar em energia elétrica é realizada nas células solares através do efeito fotovoltaico, que ocorre quando fótons (energia que o sol carrega) incidem sobre os átomos de silício, provocando a emissão de elétrons, gerando corrente elétrica. Este processo não depende da quantidade de calor, o rendimento da célula solar pode até cair quando sua temperatura aumenta.
Sistemas off-grid e on-grid
O sistema solar fotovoltaico off-grid é aquele que não está conectado à rede elétrica convencional. Ideal para abastecer locais remotos, propriedades rurais e embarcações, e equipamentos isolados, como radares de autoestradas. Atualmente, o mais utilizado no Brasil.
O on-grid é o sistema conectado à rede elétrica. Pode abastecer edificações completas ou apenas algumas de suas instalações como câmeras domésticas de segurança. Em países onde o sistema on-grid é utilizado, como Alemanha e Espanha, é possível que o proprietário venda o excedente da eletricidade produzida para a concessionária de energia.
Vantagens
- Não produz resíduos. Por isso, é considerada uma fonte de energia limpa e ecológica.
- A radiação solar é abundante e inesgotável,