Energia fotovoltaica
Foto = do grego significa “luz”
Voltaica = vem de ‘volt’ que é a unidade para medir o potencial elétrico.
Energia fotovoltaica já é a terceira mais importante fonte de energia renovável. China, seguida por Japão e Estados Unidos, hoje são os mercados de energia fotovoltaica que mais crescem.
Energia limpa e sustentável, que se baseia na fonte renovável de energia mais abundante e amplamente disponível no planeta - O SOL.
A energia fotovoltaica é uma forma de gerar energia elétrica em que se converte a energia solar em energia elétrica (efeito fotovoltaico), utilizando semicondutores de corrente contínua.
Para gerar energia fotovoltaica utilizam–se painéis solares com um determinado numero de células solares fotovoltaicas, essas células são formadas por duas camadas de materiais semicondutores. Uma camada positiva e outra negativa.
Os painéis ou módulos são semicondutores, pois são formados de silício, material abundante na natureza e tem características intermediarias entre um condutor e um isolante. A luz solar é absorvida pelas células fotovoltaicas, devido aos fótons que possui, quando a camada negativa da célula tiver fótons suficientes, ela liberará elétrons, que vão se locomover através da energia que receberam da luz, esse movimento gera a corrente elétrica.
A corrente que se cria nos painéis, ainda não está pronta para uso doméstico já que a grande maioria dos aparelhos domésticos utiliza corrente alternada, e a corrente gerada pelos painéis solares, é corrente contínua. Torna-se necessário por isso utilizar um inversor de corrente. (AC/DC)
Muitas vezes pretende-se armazenar a energia para uso gradual, ao invés de fornecer a energia diretamente à habitação, para isso o sistema pode incluir também um conjunto de baterias para armazenamento da energia elétrica. Além dos painéis fotovoltaicos, pode-se usar os filmes flexíveis, com as mesmas características, ou incorporar células em outros materiais, como o vidro. As