Ciencia Sociais
1) A Sociologia surgiu em um contexto social específico, marcado por profundas transformações sociais que colocava a necessidade de compreender a sociedade sob a perspectiva da ciência. O contexto histórico foi marcado pela,(o)
R: A revolução industrial e a revolução francesa, por contribuírem para a consolidação do capitalismo. (E)
Justificativa:
As duas revoluções tiveram sua contribuição para nosso modo de viver e pensar.
Francesa trouxe com sigo uma nova forma de pensar (político e social) e abalaram nosso modo de vida.
Industrial nos trouxe inovações tecnológicas, mudanças políticas e econômicas.
2) O renascimento foi caracterizado como o momento histórico em que floresceu um novo pensamento social marcado pelo laicismo e pelo aparecimento de novas instituições políticas e sociais como as nações, os estados, as legislações e os exércitos. Neste contexto, as atividades econômicas ligadas ao comercio se desenvolveram favorecendo que classe social?
R: A burguesia comercial. (A)
Justificativa:
A Burguesia por que desenvolviam o favorecimento da classe social. Com o surgimento no Século por volta do XII e XIII com surgimento do comércio urbano, dedicava-se na venda de (roupas, especiarias, joias, genéricos alimentícios, etc).
3) Foi no Renascimento que o homem europeu retornou a prática do pensamento especulativo, concebendo o seu papel na história dos acontecimentos como agente. O pensamento social renascentista expressou-se nas obras de pensadores como Nicolas Maquiavel e Thomas Morus. Nestas duas obras observa-se:
R: compreensão da vida social como resultante das condições econômicas e políticas e não da fé. (C)
Justificativa:
O Renascimento se expressa na criação imaginária, entretanto e que tal sociedade seria construída pelos homens com sua ação e não pela crença ou pela fé.
Thomas Morus, em A Utopia defende a igualdade e a concórdia.
Maquiavel, em sua obra O Príncipe afirma que o destino da sociedade depende da ação dos