EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO HUMANA E DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO BRASIL E MINAS GERAIS
Começamos a primeira parte do trabalho falando sobre a evolução dos meios de comunicação Humana e do meios de comunicação, dando ênfase na evolução da comunicação no Brasil e principalmente no Estado de Minas Gerais.
Seis milhões de anos se passaram desde que o homem inventou os primeiros sinais e meios de comunicação. Do sílex ao silício, isto é, desde a ferramenta de pedra com que gravava suas marcas nas cavernas até o minério usado na fabricação de chips de computadores, o homem sempre utilizou a comunicação e suas invenções comprovam que tecnologia e linguagem não se separam.
2. EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO HUMANA E DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
O homem começou a sentir a necessidade de comunicar-se desde que começou a viver em sociedade, fosse para alertar sobre alguma coisa ou expressar sua cultura ou sentimento.
Desenho representando as primeiras manifestações
Todas as datas que sabemos sobre a evolução da comunicação são datas presumidas, sem muita exatidão, mas é necessário afirmar que ela sempre existiu, e acompanhou a evolução biológica do homem. Para ficar mais fácil a compreensão, há a divisão da evolução em Pré História e História. Eis a divisão:
Pré História: é toda forma de civilização anterior à invenção da escrita, e ela data de aproximadamente 500.000 A.C., e podemos subdividi-la em:
1. Paleolítico e Mesolítico de 500.000 A.C. à 18.000A.C. Foi quando o homem começa a dominar a natureza, fabricar utensílios, usar trajes para se proteger do frio, usar o fogo e, dentre outras coisas, desenvolver a linguagem para se comunicar. Nesse processo, inicia-se o que hoje conhecemos como pinturas rupestres, ou seja, desenhos feitos em cavernas ou pedras para conseguir expressar-se.
Pintura Rupreste - Parque Nacional de Sete Cidades - Piauí - Brasil
2. Neolítico de 18.000 A.C à 5.000 A.C. O homem passou a viver em grupos maiores, as habitações passaram de cavernas à casas construídas por ele próprio, os trajes eram