Energia Fotovoltaica
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
ENERGIA FOTOVOLTAICA
CURSO: Engenharia Civil
Ariel Luisa Souza e Silva, Daniela Tavares, Fernanda Campagnuci,
Johnny Webert, Letícia da Silva, Marlon Souza, Renato Sá, Warley Tadeu.
TEMA: Fontes alternativas de energia e Sistema de Proteção Elétrica.
INTRODUÇAO:
Nos últimos anos a energia fotovoltaica tem sido vista internacionalmente como uma tecnologia bastante promissora. Experiências internacionais apresentam importantes contribuições para análise sobre expansão do mercado, ganhos na escala de produção e redução de custos para os investidores. Estima-se que o Brasil possua atualmente cerca de 20MW de capacidade de geração solar fotovoltaica instalada, em sua grande maioria destinada ao atendimento de sistemas isolados e remotos, principalmente em situações em que a extensão da rede de distribuição não se mostra economicamente viável. Também se observa o uso destes sistemas em aplicações como suporte a antenas de telefonia celular e a radares de trânsito. Possuindo uma série de características naturais favoráveis, o Brasil pode gerar importante vantagem competitiva para a produção de silício com alto grau de pureza, células e módulos solares, produtos estes de alto valor agregado.
Entretanto, há que se avaliar o melhor momento para viabilizar a tecnologia solar no país, em especial o desenvolvimento de sua cadeia produtiva, tendo em vista que o atual contexto internacional de mercado apresenta uma sobre capacidade de oferta de painéis solares, em especial, produzidos na China com baixo custo.
Embora haja suas vantagens, a energia fotovoltaica também tem suas desvantagens, como um painel solar consome uma quantidade enorme de energia para ser fabricado, os preços são muito elevados em relação aos outros meios de energia, Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação atmosférica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe