Energia eolica na lagoa da pampulha
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA DA UTILIZAÇÃO DA ENERGIA EÓLICA NO CIRCUITO ARQUITETÔNICO DA PAMPULHA
CURSO: Engenharia Civil
Brenda Ellen de Azevedo Almeida; Luciani Maria dos Reis; Pedro Davi Gedeão Ferreira dos Santos; Raynara Júnia Paes e Silva; Suzy Alves Cardoso Leite; Victor Luiz Delfino de Freitas; Victor Luiz Gomes de Freitas.
Professor TIDIR Orientador: Marcelo Drummond Martins
Professores Coorientadores: Leopoldo Grajeda Fernandes; Luciana Tavares Pires; Marcelo Augusto Silva de Oliveira.
1.TEMA: INTRODUÇÃO A CIÊNCIA
2.SUBTEMA: FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA E SISTEMA DE PROTEÇÃO ELÉTRICA
3.IDENTIFICAÇAO DO PROBLEMA
A energia é um bem de consumo essencial para o desenvolvimento sócio econômico.
Segundo Amenedo (2003), a taxa em que a energia é consumida por uma nação reflete, na maioria dos casos, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da população. Nações desenvolvidas apresentam uma média de consumo de energia per capta entre 4000 a 9000 Kg de petróleo equivalente por ano (Kgpe/ano) enquanto que países em desenvolvimento apresentam um consumo médio inferior a 500 Kgpe/ano. Com o aumento da população mundial, principalmente de nações em desenvolvimento como o Brasil, a demanda por energia cresce proporcionalmente, pois cada vez mais a humanidade é dependente dela para realizar suas atividades do cotidiano.
A forma como a demanda de energia no mundo vem sendo suprida é preocupante. De acordo com Bernardes (2009), em 2007 os combustíveis fósseis entre eles o carvão o petróleo e o gás natural, atendiam 81% das necessidades energéticas, as fontes nucleares 6% e as renováveis apenas 12 %. Caso esse cenário continue a humanidade enfrentará graves problemas de escassez energética e ambientais.
Portanto, para que se preserve a qualidade do ar, a temperatura do planeta e, consequentemente, a estabilidade dos ecossistemas, é necessário que novas fontes de energia limpa