enegia sustentavel
A prosperidade humana sempre esteve intimamente ligada à nossa capacidade de capturar, coletar e aproveitar energia. O controle do fogo e a domesticação de plantas e animais foram dois dos fatores essenciais que permitiram que nossos ancestrais fizessem a transição de uma existência rude e nômade para sociedades estáveis e com raízes que pudessem gerar a riqueza coletiva necessária para formar civilizações.
A crescente preocupação com as questões ambientais, em especial o aumento ou intensificação do efeito estufa, que ficou retratado como aquecimento global, vem estimulando a realização de pesquisas de desenvolvimento tecnológico que visam atingir uma sustentabilidade ambiental.
Segundo o relatório do Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas (IPCC,2007), o maior aumento das emissões globais de gases de efeito estufa entre 1970 e 2004 se deu no setor de oferta de energia (um aumento de 145%). Portanto, sem entrar em previsões nefastas, podemos constatar que a energia deve ser produzida do modo mais limpo possível, e com maior disponibilidade possível para o futuro.
O grande desafio da humanidade é o de fazer a transição para um futuro de energia sustentável. O conceito de sustentabilidade energética abrange não apenas a necessidade imprescindível de garantir uma oferta adequada de energia para atender as necessidades futuras, mas fazê-lo de modo que:
(a) seja compatível com a preservação da integridade fundamental dos sistemas naturais essenciais, inclusive evitando mudanças climáticas catastróficas;
(b) estenda os serviços básicos de energia aos mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo que atualmente não têm acesso às modernas formas de energia;
(c) reduza os riscos à segurança e potenciais conflitos geopolíticos que de outra forma possam surgir devido a uma competição crescente por recursos energéticos irregularmente distribuídos.
Por isso, as fontes renováveis de energia terão participação cada vez mais relevante na matriz