O fogo
INTRODUÇÃO:
O efetivo controle e extinção do incêndio requerem um entendimento da natureza química e física do fogo. Isso inclui informações sobre fontes de calor, composição e características dos combustíveis e as condições necessárias para combustão.
O QUE É FOGO: O fogo é uma reação química das mais elementares, chamada combustão ou queima entre três elementos: COMBUSTÍVEL, COMBURENTE e FONTE DE CALOR.
TRIÂNGULO DO FOGO: Para facilidade de compreensão, o FOGO é representado simbolicamente por um triângulo, ao qual denominamos “TRIÂNGULO DO FOGO”.
A existência do fogo está condicionada à presença desses três elementos EM CONDIÇÕES FAVORÁVEIS.
Durante a reação, isto é, durante a QUEIMA, há desprendimento do CALOR e LUZ, continuamente.
TETRAEDRO DO FOGO:
Modernamente, foi acrescentado ao triângulo do fogo mais um elemento: A REAÇÃO EM CADEIA, formando assim o tetraedro ou quadrado de fogo. Os combustíveis após iniciar a combustão geram mais calor liberando mais gases ou vapores combustíveis, sendo que os átomos livres são os responsáveis pela liberação de toda a enegia necessária para a reação em cadeia.
1 . COMBUSTÍVEL: É toda substância capaz de queimar e alimentar a combustão.
Os combustíveis dividem-se em três grupos, de acordo com o estado físico em que se apresentam:
a) Combustíveis sólidos:
a maioria dos combustíveis sólidos transforma-se em vapores e, então, reagem com o oxigênio, exemplos: madeira, papel, plástico, ferro, etc.
b) Combustíveis líquidos: tem algumas propriedades físicas que dificultam a extinção do calor, aumentando o perigo. Os líquidos assumem a forma do recipiente que os contém, é importante notar também que a maioria dos líquidos inflamáveis são mais leves que a água, e portanto, flutuam sobre esta.
Outra propriedade a ser considerada é a sua volatividade, que é a facilidade com que os líquidos liberam vapores, também é de grande importância, porque quanto