Endomarketing
Viviane Mendes Leal Carnevalli[2]
Flávio Tófani[3]
Belo Horizonte, 30 de maio de 2008.
RESUMO
Motivar as pessoas e fazer com que todas olhem na mesma direção passa a ser uma tarefa de sobrevivência. Adaptar-se a processos de mudanças exige um processo emergencial de comunicação, visando alinhar e desenvolver um sentimento de comprometimento de todos nas novas estratégias e diretrizes ditadas pelo mercado. O Endomarketing surge a partir do momento que o bom desempenho das empresas está diretamente relacionado à mobilização de seus funcionários e o grau de importância a eles atribuída. Voltar à atenção para dentro da empresa, buscando tornar o funcionário parte integrante e essencial do processo, vem mudando a visão de mercado de pequenas, médias e grandes empresas no que tange ao seu posicionamento como empresa de sucesso.
Palavras-chave: Endomarketing, Comunicação, Cliente interno.
1 INTRODUÇÃO
"O processo de aprendizagem organizacional assume hoje novos contornos e crescente relevância, em função do acelerado processo de mudanças por que passam as sociedades, as organizações e as pessoas.". (FLEURY, A., 1997; FLEURY, M.T.L., 1997, p.37).
A crescente competitividade entre as empresas vem despertando a necessidade da busca de aprendizagem contínua e produtiva, visando uma pronta adaptação às mudanças. Uma nova postura é exigida pela relação empresa/consumidor, fazendo com que busquem se profissionalizar frente às novas exigências. A profissionalização permeia todos os âmbitos da empresa, principalmente seus colaboradores que precisam estar aptos a atender as mais diversas necessidades e atingir os objetivos da organização.
Obter um desempenho máximo passa a ser resultante da valorização dos funcionários. Para isso é preciso informar, preparar, valorizar e satisfazer as necessidades do público interno para que resulte, por conseqüência, em clientes igualmente informados e