Endomarketing - iniciação cientifica
Área do Conhecimento Gestão de Recursos Humanos Introdução:
Até alguns anos, o planejamento estratégico girava em torno de três elementos centrais: produto, marketing e gestão. Essa doutrina gerava a crença estranha de que as pessoas não existiam, de que os funcionários da empresa eram substituíveis, o revendedor era apenas uma razão social e os consumidores supostamente se comportavam como aquelas figuras irreais e patéticas dos comerciais na televisão. O endomarketing é a técnica de libertar o potencial contido nas pessoas que compõem a empresa. É o marketing voltado para dentro, para aonde tudo começa, o funcionário.
Objetivo׃
Analisar como o endomarketing influencia uma empresa, tanto no seu relacionamento com o colaborador, mas também como ela é vista pelo cliente.
Desenvolvimento:
Emergiu como resposta à globalização e à necessidade de adaptação das empresas. O conceito de marketing passou por várias mudanças até atingir o foco nas necessidades do cliente, que incluiu novos processos para a sua fidelização e satisfação.
Com a globalização, o foco da empresa deixou de ser o produto e passou a ser o cliente externo e o interno (empregado). As pessoas são o grande fator que faz a diferença na concorrência entre as organizações. Comprometimento e qualidade dos profissionais são essenciais nesse contexto.
Cada vez mais as organizações se voltam às questões de motivação de seus empregados, pois a eficácia e o desempenho positivo estão diretamente ligados à motivação. Um empregado motivado requer menos controle, tem uma produtividade consistente e tende a ser mais esforçado e criativo. É sabido que a motivação é o carro chefe para o comprometimento.
O compromisso só acontece quando o empregado compartilha dessa visão e o crescimento da empresa significa o seu próprio crescimento. O instrumento por excelência para que isso aconteça é o Endomarketing.
Uma organização que deseja motivar seus empregados deve