Endomarketing ferramenta de produtividade
A primeira guerra mundial contribuiu para o processo de aperfeiçoamento do avião e permitiu o desenvolvimento da pesquisa e do uso da eletricidade, assim como a construção de equipamentos eletrônicos para comunicação a grandes distâncias antes não atingidas e reduzindo então as fronteiras mundiais.
Com o passar do tempo começou a aparecer as indústrias de produção em massa: tecelagens, frigoríficos, fábrica de armamento, etc. E com esse crescimento começaram a aparecer os atacadistas, que ficavam instalados próximos aos rios, pois não era permitido transportar grandes cargas. Estes atacadistas forneciam suprimentos aos varejistas que por sua vez vendiam aos seus consumidores.
Avançando na história chegamos na era das ferrovias que impulsionou a economia e ajudou a transportar seus produtos mais rápidos e para lugares mais distantes, aumentando o consumo da população que começou a comprar produtos que até então tinha custos elevados ou incessível até então. Através deste novo mercado consumidor os fabricantes tiveram a necessidade de produzir de acordo com a demanda mudando forma de produzir se adequando as demandas dos consumidores, sendo que no passado todo esse processo era baseado nas necessidades dos comerciantes e atacadistas.
Na década de 30, os Estados Unidos passaram a dar mais importância para uma economia de vendas, a concorrência surge em virtudes do crescimento das indústrias e os fabricantes perceberam que teriam que melhorar na qualidade e nas variedades dos produtos oferecidos.
Para a maioria das empresas as vendas sugiram a partir da década de cinquenta, onde então alguns fabricantes perceberam que não era preciso só colocar os produtos no mercado como tinham que focar na satisfação dos clientes.
[...] ‘’O foco no cliente é uma evolução