Energia hidrelétrica e de mares
Energia hidrelétrica é a energia obtida através da força hidráulica de um rio. Para que este processo seja realizado se faz necessário a construção de usinas em rios que possuem grandes volumes de água e que apresentam desníveis. A eficiência da energia hidrelétrica é de aproximadamente 95%, o investimento inicial e os custos de manutenção são altos, porém o custo da água é quase nulo. A energia hidrelétrica é responsável por cerca de 18% da produção de energia no mundo.
Tem como maior vantagem o fato de ser energia renovável e também não emitir poluentes, além de ser de baixo custo, porém as desvantagens são ainda maiores, não só ambientais como sociais. Ambientalmente a energia hidrelétrica prejudica o habitat natural de diversas espécies de peixes, destrói a vegetação natural, causa o assoreamento do leito de rios, o desmoronamento de barreiras. E socialmente causa o deslocamento de populações ribeirinhas, comunidades indígenas e pequenos agricultores para construção de barragens e usinas. Os países que usam esse método são; Brasil, Venezuela, Estados Unidos, Suíça, Canadá, Portugal, Egito e China (entre alguns outros onde a energia hidrelétrica representa menos de 5% do total de energia gerada neste). Essa fonte de energia além de ser barata, traz alguns problemas ambientais e sociais, porém não contribui de forma alguma com o aquecimento global, assim como poluição do meio ambiente e também o descarte impróprio (pois não necessita).
Maremotriz é a energia gerada pelo movimento das ondas. O recurso e produzido ao desnível do solo no fundo dos mares, são instaladas barragens e um sistema de geradores, durante a maré alta a agua e represada num reservatório instalado no oceano, no período das marés baixas a água entre e sai e movimenta as turbinas, criando assim um sistema de conversão que possibilita a geração da eletricidade. O potencial de uso de tal energia no Brasil e escassa, pois para a produção de