Endomaketing
Este estudo procura identificar e analisar fatores estratégicos de uma organização bancária limitando-se a analisar alguns fatores do processo estratégico de trabalho, o endomarketing é uma das ferramentas mais utilizadas para a melhoria do clima organizacional, facilitando as relações entre patrão e funcionário. Objetivando a satisfação de seus colaboradores, por acreditar que o relacionamento interno de valorização das pessoas que nela trabalha, leva a diferenciação de sua marca assim como um forte resultado com o cliente externo, muitas instituições estão recorrendo ao Marketing Interno ou Endomarketing, preocupadas com sua comunicação interna. Para Kotler, tal conceito define-se como uma tarefa bem sucedida de contratar, treinar e motivar funcionários hábeis que desejam atender bem os consumidores. A opinião do cliente interno (funcionário) tem influência direta no público externo (correntistas), afinal funcionário insatisfeitos com os produtos e condições de trabalho são certamente uma propaganda negativa.
O endomarketing funciona hoje como ferramenta indispensável para o sucesso de uma empresa. De forma ampla, é um elemento de ligação entre empresa e empregado, fortalecendo a importância e responsabilidade de cada funcionário sobre o resultado final.
Apesar de ser conhecido como Banco Eletrônico, o Banco Itaú, acredita que as pessoas são à base da construção do capital intelectual da organização e através do endomarketing desenvolvem e retém talento humano, sendo este principio sua prioridade superior. Abordaremos então a importância dos milhares de colaboradores espalhados em centenas de pontos de venda e órgãos administrativos que visão um crescimento continuo e sustentado da marca Itaú.
Assim, conclui-se que o desempenho das atividades de endomarketing na organização bancária e sua integração com os demais centros funcionais da empresa, só serão possível à medida que todos estiverem