Técnicas de redação dissertação
01 - DIFERENÇA ENTRE TEMA E TÍTULO
Fazer uma dissertação consiste em defender um idéia. Primeiramente é necessário reconhecer adiferença entre tema e um título.
TÍTULO – é uma referência vaga a um assunto; uma expressão mais curta que o tema. Namaioria das vezes, não contém verbo.
TEMA – é uma afirmação sobre determinado assunto, onde se percebe uma tomada depontuação. Por ser uma oração, deve apresentar ao menos um verbo.
EXEMPLO:
- A cidade e seus problemas (TÍTULO)
- As grandes cidades enfrentam atualmente grandes problemas (TEMA)
- As contradições na era da comunicação (TÍTULO)
- Vivendo a era da comunicação, o homem contemporâneo está cada vez mais só (TEMA)
02 - À ARGUMENTAÇÃO
Após formular o tem, faça a pergunta “por quê”. Ao encontrar duas ou três respostas para aquestão (estas respostas chama-se argumentos), você fará a introdução .
A dissertação deverá constar de três partes fundamentais:
INTRODUÇÃO,
DESENVOLVIMENTOe
CONCLUSÃO.
Na introdução os argumentos são apenas mencionados. Neste primeiro parágrafo informa oassunto de que a dissertação vai tratar.É conveniente colocar palavras que liguem as diferenças partes da introdução
. Depois determinado o parágrafo desta, você deverá passar ao desenvolvimento , explicando cada um dosargumentos.É necessária a presença de palavras ou expressões no início do parágrafo que prevaleça a ligaçãocom parágrafo anterior.A conclusão pode iniciar-se com uma expressão que remeta ao que foi dito nos parágrafosanteriores. A ela deve seguir-se uma reafirmação do tema proposto no início da redação.
Esta síntese pode ser utilizada para realizar qualquer dissertação. Ela garantiu a organização ecoerência à sua composição.Algumas sugestões de expressões iniciais que podem ser utilizadas naconclusão:
- Dessa forma ...
- Sendo assim ...
- Em vista dos argumentos apresentados ...
- Em virtude do que foi