encíclica
PROFESSORA: Ms. Deyseane Lima
Contato: deyseanelima@yahoo.com.br
ESTUDO DIRIGIDO 1 – ENTREGA DIA 18.09 – 3.0 pontos – Dupla ou trio
1) Explique as principais diferenças entre o conhecimento do senso comum e o conhecimento científico (1.0)
O senso comum é o saber ingênuo do Homem, aquele que não possui postura crítica; é o conhecimento acumulado empiricamente e baseado no cotidiano, nas experiências de vida. As vivências pessoais ou as partilhadas pelos membros de uma determinada comunidade – é um conhecimento que se adquire sem investigações, sem nenhum estudo.
Já o conhecimento científico, por sua característica metodológica, demanda investigações sérias e estudos rígidos e metódicos.
O senso comum é também assistemático, ou seja, não é organizado.
O conhecimento científico é um saber sistemático – as teorias devem articular-se entre si e são coerentes.
O senso comum não pode ser medido, é impreciso.
O conhecimento científico é mais preciso e apresenta resultados rigorosos, mesmo quando não se pode quantificá-lo.
O senso comum é subjetivo, ou seja, pessoal, porque sua aquisição deste depende das condições de vida em que o Homem está inserido (época histórica, cultura, meio ambiente, entre outros).
O conhecimento científico, em contrapartida busca o saber unicamente objetivo, que pode ser validado de maneira universal, ou seja, aceito por toda comunidade científica.
2) Explique as principais diferenças entre o pensamento de Wundt (Psicologia Experimental) e a Psicologia da Gestalt (1.0)
Para Wundt, a Psicologia é uma ciência empírica cujo objeto de estudo é a experiência ou consciência mediata ou imediata.
A experiência imediata (sensações e sentimentos) é a experiência consciente, que ocorre no exato momento em que o acesso à realidade é direto, intuitivo e independe das características que constituem o sujeito. Já a experiência mediata, ultrapassa os elementos da experiência em