metodosde controle e destruição de microorganismo

2675 palavras 11 páginas
Métodos de controle e destruição de microorganismos

1. Introdução
2. Meios para controle de microorganismos
3. Esterilização
4. Produtos químicos

1. Introdução

A importância do controle de microorganismos é prevenir a transmissão de infecção e doenças, a contaminação ou crescimento de microrganismos patogênicos e a deterioração e danificação de material. Através deste controle visa-se: reduzir o número de microorganismos patogênicos a um nível tal que o organismo possa controlar a infecção com suas próprias defesas; interromper o ciclo de contaminação que seria o estabelecimento de saúde.

2. Meios para controle de microorganismos

O controle de microorganismos pode ser realizado através de: agentes físicos: nos serviços de saúde são comumente utilizados calor úmido sob pressão (autoclave) e calor seco (estufa) que promovem a esterilização. Para esterilização de materiais em grande escala (indústrias) o processo se dá através de radiação gama. agentes químicos: são substâncias que promovem a desinfecção ou a esterilização. Os mais usados com esta finalidade são: álcool etílico, fenol e compostos fenólicos, cloro, formaldeido, glutaraldeido, óxido de etileno. agentes quimioterápicos: são substâncias químicas para tratamento de doenças infecciosas, representados principalmente pelo grupo de antibióticos.

3. Esterilização

Dá-se o nome de esterilização ao ato de esterilizar que, por sua vez consiste em destruir todos os organismos existentes no material. Para tanto devemos nos utilizar de vários métodos dependendo do tipo de esterilização a ser feita e do que pretendemos esterilizar.

a) Esterilização pelo calor úmido

A esterilização pelo calor úmido ou pelo vapor d’água sob pressão é processada na autoclave, aparelho cuja fabricação apresenta forma e tamanho diferentes. A construção do aparelho é baseada no princípio de marmita de Papin, ou seja: a água aquecida em recipiente fechado, onde o vapor fica retido sob

Relacionados