Encontro de grupos
Tema: Preparação para a chegada do Advento e da Festa de Santa Bárbara
ACOLHIDA: Alguém da casa
Oração inicial
Canto inicial
Animador: O próximo Domingo sera o primeiro do Advento, quando nos colocamos nas mãos de Deus com barro nas do oleiro, porque é nosso Pai, apesar de todas as nossas maldades, como nos diz o profeta Isaías. Paulo ressaltará a fidelidade de Deus na história e o Evangelho quer nos acordar e nos chama ao discernimento.
A lucidez em uma cultura escurecida pelo individualismo. O Tempo do Advento vem para nos despertar, pois o Senhor vai voltar e não poderá nos encontrar alienados, entorpecidos, entediados ou embriagados por um mundo que não sacia mas engana.
A esperança do advento é resistencia e coragem de continuar e acreditar na força do amor que redime e salva.
Vivamos este Tempo com alegria e a coragem de quem espera a pessoa amada que mesmo que tarde vai chegar Com o Advento a Igreja inicia um novo ano litúrgico! Neste ano, na liturgia, as leituras dominicais são do “ano A”, por isso, seremos guiados pelo evangelista Mateus. O tempo do Advento é o tempo de espera, acolhida do Senhor e preparação para o santo Natal. São quatro semanas que antecedem a data em que celebramos a encarnação do Verbo em nossa história. E a Igreja entoa, então, o cântico de esperança pela chegada do príncipe da paz, o Emanuel (Deus conosco). O refrão: “Vem Senhor, vem nos salvar. Vem sem demora nos dar a paz”, cântico que expressa liturgicamente o sentido do Advento.
A espiritualidade do Advento nos atualiza sobre a vinda hoje do Senhor em nossas vidas. Por isso, seria muito importante termos algumas atitudes neste tempo:
Cada leitor lê um parágrafo
a) Atitude de ESPERA: Alegre chegada e amorosa acolhida. A chegada de uma pessoa importante é sempre bem preparada e desejada. Ora, o Senhor Jesus é a pessoa mais importante em nossa vida e na história. Por isso, a sua chegada merece uma boa e santa preparação.
b)