Intervenção grupal
Definir Grupo
Definir Grupo
Quando se pensa em grupo, logo pode ser feita a associação de que todo o ser humano faz parte de grupos ao longo de sua vida, desde o nascimento, quando inicia um relacionamento familiar, na escola, creche, igreja, comunidade, entre outros. Pode-se dizer que o ser humano só existe em função de seus relacionamentos grupais, já que é um ser gregário e procura constantemente uma identidade individual, grupal e social.
Definir Grupo
É um conjunto limitado de pessoas, unidas por objetivos e características comuns, que desenvolvem múltiplas interações entre si. O grupo pensa e age de modo diferente de qualquer um dos seus elementos considerados individualmente. Cria-se uma consciência coletiva que não é igual á soma das consciências individuais.
Definir Grupo
Os grupos podem ser: -Centrados em si – quando procuram compreender e melhorar a sua dinâmica, as suas relações, os seus membros, apenas convivendo e desfrutando deste convívio; - Centrados na tarefa – quando procuram resolver problemas e/ou executar tarefas.
Grupos de Encontro
Grupos de Encontro
Carl Rogers – Trajeto pessoal
Carl Ransom Rogers nasceu a 8 de Janeiro de 1902 em Oak Park nos arredores de Chicago. Faleceu em La Jolla, na Califórnia, a 4 de Fevereiro de 1987.
Grupos de Encontro
Os pais, de educação universitária, faziam parte de uma comunidade protestante de forte pendor fundamentalista. A família valorizava uma educação moral, religiosa, sendo muito
conservadora, isto é, muito enraizada nos valores tradicionais e fechada sobre ela mesma.
Grupos de Encontro
Em 1924 termina a faculdade de História e, no mesmo ano, casa-se com Hellen Elliot, uma amiga de infância. Posteriormente frequenta alguns cursos na faculdade de Psicologia em Nova Iorque, mas concluí o curso de Psicologia no Teachers’ College da Universidade de Columbia.
Grupos de Encontro
Em 1928 doutorou-se no Teachers’ College e a sua tese