Encontro de dois corpos em um plano inclinado
1. Resumo Nesse experimento estamos analisando o movimento de uma bolha de ar e de uma esfera dentro de um tubo com água em um plano inclinado que será caracterizado como Movimento Retilíneo Uniforme. E estudaremos também a posição e o tempo de encontro dos móveis ( bolha de ar e a esfera).
2. Introdução
O corpo ou ponto material se desloca distâncias iguais em intervalos de tempo iguais, vale lembrar que, uma vez que não se tem aceleração, sobre qualquer corpo ou ponto material em MRU a resultante das forças aplicadas é nula (primeira lei de Newton - Lei da Inércia). Uma das características dele é que sua velocidade em qualquer instante é igual à velocidade média
O Movimento Retilíneo Uniforme é caracterizado pela trajetória retilínea e pela velocidade constante ( em todos os momentos do trajeto ), o que nos dá as condições necessárias para a realização do experimento .Uma expressão que traduz o comportamento do corpo no M.R.U é: .
Onde:
X = posição final = posição inicial
V = velocidade
T= tempo
Como a aceleração é nula, a velocidade instantânea em todos os pontos deve ser iguais.
4. Objetivo
Medir o tempo de encontro entre dois corpos, tempo de chegada, velocidade, a distância percorrida, o local de encontro entre dois corpos e explicar fenômenos físicos ao decorrer do experimento baseando-se nos cálculos obtidos e nos fundamentos físicos.
Foi proposto, também, calcularmos a posição e o tempo de encontro dos móveis baseando-se na média dos valores do experimento e compararmos com o resultado registrado.
6. Esquema de montagem 6.1- Plano inclinado
6.2- Bastão magnético
6.3- Tubo de água
6.4- Cronômetro
5. Procedimento Experimental
1º-A esfera metálica foi posicionada em 0 mm e presa através do imã.
Nesta etapa, soltávamos um imã e foi cronometrado o tempo que a esfera levou do ponto inicial de 0 mm ao ponto final da régua do equipamento de 400mm. Repita 5 vezes esta etapa