Trab Mru
Introdução – p.2
Objetivos – p.3
Desenvolvimento – p.4
Conclusão – p.5
Referências Bibliográficas – p.6
Introdução
Dizemos que um corpo está em movimento uniforme quando este percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. A velocidade nesse movimento é sempre constante, independentemente da posição onde ela for medida, ela será sempre igual. Assim, a variação da posição é a mesma em intervalos de tempo, então:
Vm = (X – Xo)/(T –To)
Quando To = 0s:
X – Xo = VT X = Xo + VT
A partir dessa fórmula podemos dizer se o movimento é progressivo ou retógrado observando o sinal da velocidade. Quando a velocidade é positiva, o movimento é progressivo, ou seja, está a favor da orientação positiva da trajetória. Quando a velocidade é negativa, o movimento é retógrado, ou seja, está oposto à orientação positiva da trajetória.
Para entender melhor o Movimento Retilíneo Uniforme, realizamos o experimento a seguir.
Objetivos:
Observar dois corpos em Movimento Retilíneo Uniforme, em sentidos contrários, e a partir disso determinar a equação do movimento dos corpos e a posição de encontro de ambos.
Desenvolvimento
Para este experimento se foi utilizado um pequeno cilindro milimetrado acoplado num plano inclinado, com um fluído e esfera dentro. Os corpos observados foram a esfera e um bolha formada pelo fluído dentro do cilindro. Um cronometro também foi utilizado.
1- Uma das pontas do plano inclinado foi levantada de modo que a esfera dentro do cilindro estivesse na posição Xo = 0mm.
2- O plano inclinado foi solto e o tempo que a esfera levou para chegar ao ponto X = 400mm foi cronometrado. Esse processo foi repetido cinco vezes para resultados mais precisos.
3- O tempo obtido foi de aproximadamente 8s. Usando a equação do MRU:
Vm = (X – Xo)/(T – To) Vm = 400/8 = 50mm/s
Assim, substituindo na equação da posição:
X = Xo + VT X = 50t
4- Os procedimentos anteriores foram repetidos, desta vez para observar a bolha. O plano foi levantado até que a