Análise do movimento retilíneo uniforme em um plano inclinado
Palavras chave: plano inclinado, movimento retilíneo uniforme, análise.
Introdução Sabemos que o universo é dinâmico, consequentemente, tudo que estar dentro dele encontra-se em movimento, até mesmo os objetos que, a princípio, parecem estar imóveis, na realidade estão em movimento, um exemplo clássico deste fenômeno é a terra, que para leigo, parece estática, quando na verdade, estar em movimento. Um corpo está movimento em relação a outro corpo (referencial) quando sua posição varia no decorrer do tempo.
Desse modo, a noção de movimento e de repouso de um móvel é sempre relativa a outro corpo. Essa noção é imprecisa se não definimos o corpo em relação ao qual se considera o estado de movimento ou de repouso do móvel. (Ramalho; Ferraro; Soares, 2003, pág. 15). Um objeto que estar em movimento em relação a um referencial possui uma velocidade.
Na realização da atividade experimental, utilizamos um plano inclinado para estimar a velocidade média de uma esfera de aço e uma bolha de ar. Em ambos os casos o referencial adotado foi o plano articulável. Em seguida, escrevemos as funções