Plano Inclinado
Centro de Ciência e Tecnologia – CCT
Docente: Antonildo Santos
Discente: Arthur Cantalice Couto
Curso: Engenharia Sanitária e Ambiental
Movimento Retilíneo Uniforme
(Plano Inclinado)
Campina Grande – PB
17/06/2015
1-Introdução
Nesta primeira atividade da segunda unidade, demos início a um importante campo de estudo da física: o movimento. Neste experimento inicial, foi possível calcular e observar o comportamento do movimento retilíneo uniforme de uma esfera metálica, isso sendo possível utilizando um plano inclinado de 10º, 20º e 30º. A partir dos resultados encontrados, foi possível traduzi-los em forma de gráficos e fazer uma análise do comportamento de suas curvas.
1.1-Fundamentação Teórica
Galileu utilizou o plano inclinado para medir a taxa de aceleração devida à gravidade. O plano inclinado consistia de uma prancha com um sulco no meio sobre o qual deslizava uma esfera como uma bola de bilhar. Tanto a esfera quanto o sulco foram cuidadosamente construídos para diminuir o atrito. Mantendo a altura de lançamento constante e alterando-se a declividade, pode se observar que:
A velocidade da bola no final do plano inclinado é sempre a mesma, não importa a inclinação;
O tempo necessário para que a bola alcance o final do plano depende da inclinação do plano;
O plano inclinado reduz o efeito da gravidade mas mantém constante a taxa de aceleração de modo que o plano inclinado pode ser utilizado para determinar a taxa de aceleração. Utilizando o plano inclinado e um relógio de água, Galileu pode determinar a taxa de aceleração devida à gravidade. Ele, na realidade, comprovou que a velocidade de caída não depende do peso. Utilizando um plano inclinado, mediu cuidadosamente a distância que os objetos em queda percorriam num determinado tempo e verificou que eram proporcionais ao quadrado do tempo que levavam para cair. Esse foi um dentre os vários