Encoder
1 INTRODUÇÃO .............................................................................................. 3
2 ENCODERS ................................................................................................. 4
3 TIPOS DE ENCODERS ................................................................................ 6 3.1 ENCODER ABSOLUTO ........................................................................ 6 3.2 ENCODER INCREMENTAL ................................................................. 7
4 CÓDIGO DE GRAY ...................................................................................... 8
5 CONCLUSÃO ............................................................................................... 10
6 REFERENCIAS ............................................................................................ 11
1 INTRODUÇÃO O equipamento que tem a função de converter uma grandeza física em outra é chamado de transdutor. Os transdutores de posição, que converte variações de movimento em sinais elétricos de saída, são necessários em sistemas de malha fechada, pois fornecem o sinal que é retroalimentado a unidade de controle para ser comparado com o sinal de entrada. Os encoders, transdutor mais importante na indústria, será o assunto desde trabalho.
2 ENCODER
Encoders, também conhecidos como geradores de impulsos, são transdutores usados para converter movimentos rotativos ou lineares em impulsos elétricos de onda quadrada, ou pulsos digitais elétricos.
Figura 1 – Encoders
A conversão dos movimentos em pulsos elétricos é baseada na detecção fotoelétrica da passagem de luz em um disco formado por janelas radiais transparentes e opacas alternadas. O receptor detecta a luz e também a falta de luz fazendo os sinais elétricos que são requadrados e amplificados, gerando uma saída digital com numero de pulsos igual à quantidade de ranhuras no disco ótico.
O gerador de