Encantadora de Baleias
Direção: CARO, Niki
Ano de lançamento (2002).
O filme Encantadora de Baleias tem como objetivo mostrar a cultura da tribo Maori, suas crenças e seus valores. Esse filme mostra que não devemos ter preconceito, pois a cultura é transmitida através da aprendizagem.
O filme Encantadora de Baleias mostra a cultura da tribo Maori um povo antigo da nova Zelândia. Eles acreditavam numa lenda que dizia que um ancestral chamado Paikea veio montado numa baleia e era uma espécie de deus e um líder, e todo primogênito homem das gerações futuras da sua linhagem seria um líder. Na hora do parto, uma menina chamada Pai sobrevive, mas sua mãe e seu irmão gêmeo que seria o próximo líder não. A partir daí se desenrola uma historia muito bela, que envolve crença, preconceito e a quebra de um pensamento culturalmente seguido pela tribo Maori que acreditava que algumas funções eram determinadas biologicamente.
Apesar de determinada e tendo facilidade em aprender os costumes do seu povo, Pai enfrentava a oposição do seu avô que não aceita que uma mulher liderasse o Povo Maori, pra ele isso era algo que só um homem podia fazer. Pai, porém não desistiu e mostrou que uma mulher pode fazer as mesmas coisas de um homem, pois a cultura não é determinada pelo local onde vive nem biologicamente e sim aprendida e torna-se a líder daquela tribo.
O que acontece em todas as culturas é que as pessoas são moldadas segundo a cultura que estão inseridas e a ideologia predominante, crenças e valores mesmo que sem fundamentação cientifica alguma acaba sendo uma verdade absoluta e todos seguem. Essa história nos mostra que não existem tarefas que são próprias de um povo, ou de um sexo.
Aprendemos com esse filme que muitas vezes acabamos privando as pessoas de determinadas atividades por preconceito, por achar que algumas atribuições são especificas, ou seja, não sendo todos capazes de fazê-las. Mas vemos que o conhecimento é transmitido e não inato.
Indicamos esse