Estudo sobre o filme Whale Rider (Encantadora de Baleias)
Objeto de análise: Filme Whale Rider (Encantadora de Baleias)
Tradição é a maneira de pensar e agir herdada há muito tempo, um padrão contínuo de costumes, valores, crenças e práticas culturais, passados de geração em geração. Baseia-se em dois pressupostos antropológicos: a) o de que as pessoas são mortais; b) o da necessidade de haver um nexo de conhecimento entre as gerações. Tradição é algo vivo e implicado de significado para quem a pratica.
Alegoria é cada uma das figuras, expressões e representações que, simbolicamente, ilustram a tradição. É o que se vê da tradição: os hinos, as danças, os cânticos, as crenças, as técnicas, etc. Quando ocorre a ruptura da alegoria com a tradição, perde-se a alma da cultura e os homens ficam envolvidos apenas com a casca vazia da alegoria, cegando-se para as pequenas alterações necessárias para a manutenção dos laços culturais e que em nada prejudicarão a essência da tradição.
O conflito central do filme Encantadora de Baleias envolve esses dois conceitos e os personagens Koro e Paikea. 1) Explique, citando passagens do filme, como Koro defende sem perceber apenas a permanência das alegorias, desvinculado-se da verdadeira essência da tradição, e como Pai almeja a continuidade da tradição, mesmo provocando pequena alteração nela. 2) Segundo sua visão, é possível compatibilizar tradição e modernidade na sociedade atual?
1) Koro vê as tradições e costumes de seu povo sumirem lentamente, em um processo gradual e, quase brutal, envolvidos pelas alterações culturais a que somos expostos atualmente, neste complexo mundo globalizado em que vivemos. Koro procura um novo líder dentre os primogênitos da aldeia. O que pai mais almeja na vida é ver Koro feliz, assim como manter viva a cultura dos maori. Ela começa, então a aprender, escondida, tudo o que um líder maori deve saber e dominar, como a taiaha, por exemplo, que é um bastão de guerra típico dos maori, de uso exclusivamente masculino. E Pai