Emulsões
Emulsões são sistemas dispersos contendo pelo menos duas fases líquidas imiscíveis entre si, geralmente uma fase oleosa e outra fase aquosa onde uma das fases está totalmente dispersa como gotículas na outra fase. A fase que está dispersa é denominada fase dispersa, ou fase interna, enquanto a fase na qual o liquido está disperso é denominado fase dispersante, ou fase externa. A dispersão das fases uma da outra forma um sistema que é termodinamicamente instável, tendendo a separar-se uma vez cessada a força aplicada para obter a dispersão, motivo pelo qual há sempre uma terceira fase denominada fase emulsionante, adicionada ao sistema a fim de minimizar a tendência à separação das fases, estabilizando o sistema.
Uma emulsão em que a fase dispersa corresponde a fase oleosa, enquanto a fase dispersante constitui a fase aquosa é classificada como uma emulsão do tipo óleo em água ou O/A. Uma emulsão em que a fase dispersa corresponde a fase aquosa, enquanto a fase dispersante constitui a fase oleosa é classificada como emulsão do tipo água em óleo ou A/O Há ainda sistemas conhecidos como emulsões múltiplas onde gotículas de fase aquosa estão dispersas em uma fase dispersante aquosa formando emulsões do tipo A/O/A, ou gotículas de fase oleosa que estão dispersas em gotículas maiores de fase aquosa, que por sua vez, estão dispersos em uma fase dispersantes oleosa formando emulsões do tipo O/A/O.
A qualidade e a estabilidade de uma emulsão dependem em grande parte da escolha do agente emulsionante. Agentes emulsionantes devem ser obrigatoriamente substâncias de caráter anfifílico, apresentando na mesma molécula uma porção hidrofílica polar e outra porção lipofílica apolar, de tal modo que haja certo equilíbrio entre as suas porções hidrofílicas e lipofílicas tornando a molécula capaz de ligar-se tanto à fase aquosa quando à fase oleosa para formar e estabilizar a emulsão.
Numerosas substâncias tanto de origem natural quanto de origem sintética