Empuxo Relatorio
CURSO DE ENGENHARIA
FÍSICA EXPERIMENTAL 2
Turma nº 1006
Experiência nº 03
Nome da experiência: Empuxo, comprovação experimental
Professor(a): Maria de Lourdes Alunos: Daniela Ferreira de Melo Paulo Victor Teixeira dos Santos Welton da Silva Reis
Introdução: A pratica realizada no laboratório mostrou conceitos do Teorema de Arquimedes, relacionado ao empuxo. Quando um corpo está total ou parcialmente submerso em um fluido uma força de empuxo exercida pelo fluido age sobre o corpo.
Objetivo: O objetivo principal do experimento foi calcular o empuxo feito pela água em um corpo cilíndrico totalmente submerso de duas formas.
Lista de materiais: 01 suporte com haste, tripé e sapatas niveladoras 01 Becker 01 Corpo 01 Dinamômetro 2N 250ml de Fluído (água) 01 Cilindro de alumínio
Procedimento da experiência:
Verificar o “zero” do dinamômetro e, caso necessário executar a correção;
Anotar o valor encontrado como Pcfl “peso do corpo fora do liquido”
Mergulhar um dos cilindros no interior da massa líquida do corpo e anotar o valor lido com pACDL “ peso aparente do corpo dentro do liquido”.
PCFL: 0,30N
PACDL: 0,2N
E= 0,25 - 0,02= 0,
5.1 Justifique a aparente diminuição ocorrida no peso ao submergir na agua (conhecido como peso aparente).
R: A diferença se da por conta do meio em que o corpo em estudo se encontra, neste caso em fluido em H2O onde é exercida uma força contraria do peso chamada de empuxo.
5.2 Determine o modulo da força que provocou a aparente diminuição sofrida pelo peso do corpo ( doravante denominada empuxo e representada por E ).
R: E= PCFL -PACDL E= 0,30 - 0,2 E= 0,1N
5.3 Qual a direção e o sentido do empuxo E? R: Sim e verdade, todo corpo mergulhado em um fluido fica submetido ao Empuxo. Sim foi descoberto por Arquimedes.
R: Um fluido e uma substancias que possui a