TEMA VIOLENCIA CONTRA A MULHER
ALUNA: Daniele da Silva Lopes
CURSO: Direito (Noite)
DISCIPLINA: Fundamentos das Ciências Sociais
1. Introdução A violência contra a mulher cada vez mais crescente no País é um trágico fato que afeta a sociedade. O medo por muitas vezes impede que o agressor seja punido. A mulher é vista como submissa ao homem, apesar de todas as conquistas alcançadas. Em 2006 foi criada uma Lei chamada de “Maria da Penha”, onde os agressores possam ser presos em flagrante e o impede de penas alternativas. Segundo as estatísticas o numero de denuncias esta crescendo, principalmente quando ocorre a primeira agressão. Cada vez mais a sociedade se torna intolerante perante esse tipo de agressão e denunciam ao Disque 180.
2. Violência Contra a Mulher A Conferência das Nações Unidas sobre Direitos Humanos (Viena, 1993), reconhece formalmente a violência contra as mulheres como uma violação aos direitos humanos. Desde então tem se trabalhado para tentar eliminar esse tipo de violência que já é reconhecido como um grave problema da saúde publica. Mas afinal o que será essa violência contra a mulher?
Conforme o art. 5. °, qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial. A violência contra a mulher cresce a cada dia, e por muitas vezes são silenciadas, pelo medo, pois a maioria dos casos ocorre no âmbito familiar, por seu marido, ex-marido, companheiro e não distingue de classe social, etnia ou status. Essa violência se desencadeou há muitos anos atrás, pois o homem tem a idéia de ser superior e que a mulher tem que obedecê-lo, mesmo essa idéia sendo bem antiga nos momentos atuais ainda existe essa espécie de homens, onde ele é o ser superior do lar e que a mulher esta ali para ser sua submissa. Apesar da luta pela independência da mulher já ter conquistado seu espaço no mercado de trabalho, na