''Marias'': Breve revisão sobre questões de genero e violência contra a mulher
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER.
Rosemeri Volz Wille*
Stephanie Duarte Bresolin**
Resumo: Este trabalho se propõe a uma problematização das questões de gênero no Brasil, com enfoque na violência contra a mulher. Apresentando um panorama histórico das questões de gênero no Brasil e no mundo, caracterizando os tipos de violência existentes e mostrando os avanços nas questões de gênero e dados recentes. Por fim apresentamos alguns apontamentos para a difusão do tema.
Palavras chave: gênero, violência contra a mulher, Lei Maria da Penha.
1. Introdução
O presente projeto tem como objetivo realizar um estudo bibliográfico sobre questões de gênero com enfoque na violência contra a mulher no Brasil.
A idéia de realizar um projeto com esse tema surgiu do nosso interesse pelo assunto e do desejo de mostrar que as questões de gênero ainda não foram superadas e que estão presentes em diversos lugares, inclusive no meio acadêmico, necessitando serem problematizadas dentro e fora deste.
O trabalho se justifica com os dados de pesquisas recentes, que demonstram que mesmo com os avanços e leis dirigidas a proteção das mulheres a violência não diminuiu.
O estudo será de grande proveito, pois a partir da análise histórica do problema possibilitará um empoderar-se dos interessados e também atualizará as informações referentes ao assunto.
Com isso, estará aberto um espaço importante para discutir o problema e pensar em passos a serem dados futuramente.
2. Fundamentação teórica
A violência é um fenômeno extremamente difuso e complexo cuja definição não pode ter exatidão científica, já que é uma questão de apreciação, é influenciada pela cultura e submetida a uma contínua revisão na medida em que os valores
e as normas sociais evoluem (OMS, 2002). Os estudos sobre o tema têm início na década de 80, com enfoque inicial em denunciar a violência de gênero, tendo como atores principais os grupos