Empresário empresa
Negociar é algo que faz parte do cotidiano dos seres humanos, por isso é importante que se conheça os diversos estilos pessoais envolvidos em uma negociação, com o objetivo de adquirir condições para lidar com as mais diferentes situações.
O mundo mudou e o processo de negociação também, antigamente a visão dos negociadores era o do ganha-perde, a negociação era quase como uma guerra em que um dos lados deveria perder. Hoje o negociador habilidoso sabe que o ganha-ganha é muito mais vantajoso para ambas as partes pois deixa as portas abertas para futuros negócios. Na negociação ganha-perde uma das partes pode até sair vencedora mas jamais será criada uma relação de confiança o que fará com que se torne inviável futuros negócios.
Em uma negociação ganha-ganha nem sempre tudo que é proposto é concedido, muitos negociadores colocam em pauta muitas necessidades mas no final da negociação o que importa são as necessidades reais, e é importante que haja flexibilidade das duas partes pra que a negoociação seja satisfatória pra todos.
Segundo Nierenberg a negociação é um processo que pode afetar qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros aos participantes, assim como pode ocorrer ao contrário, se um dos negociadores não visar o benefício das duas partes, futuras negociações e mesmo um relacionamento podem sofrer danos irreparáveis. Já Kazicki fala que negociação é a "arte" de alcançar um acordo, resolvendo as diferenças por meio do uso da criatividade. Envolve dois lados tentando chegar a um acordo, uma solução que, idealmente deixará ambas as partes satisfeitas - a clássica solução ganha - ganha. Mas até chegarmos a esse ponto temos que usar de bom senso, termos flexibilidade e paciência,além de estudarmos muito a situação, a negociação exige