Empresário Criativo
Teresópolis
2º semestre / 2014
O ADMINISTRADOR CRIATIVO
O estudo do texto consiste no capitulo 2 do livro “O Empresário Criativo”. A primeira parte do texto aborda um tema importante para a sociedade atual, nos traz a tona a seguinte questão: Os problemas que assolam a humanidade hoje podem ser solucionados com meios e métodos do passado?
A resposta seria não. Nós precisamos descobrir novos meios para enfrentar tais situações.
Tornar-se um administrador criativo pode ser uma solução para os problemas que as empresas vêm enfrentando. Ser um administrador criativo trata-se de adotar um novo estilo de pensar e perceber, aprender a ver nós mesmos e aos próprios problemas de uma forma nova.
No texto é feita uma comparação com a saúde: “O mundo no qual a humanidade se encontra agora é um mundo cuja saúde está ameaçada. Se não cuidarmos da saúde no nosso planeta e das nossas organizações, não teremos um futuro a alcançar”.
Mas administrar o mundo não resolverá o problema que a humanidade enfrenta, pois o problema é muito mais profundo. Por trás de todas as crises ambientais, econômicas e sociais com as quais o mundo se defronta, existe uma crise maior dentro de cada um de nós.
Para administrarmos o nosso futuro precisamos primeiramente cuidar no nosso interior. Sabemos que a reação natural do ser humano é procurar a causa fora de nós mesmos e culpar os outros por essa situação. Mas a realidade é que o desafio do presente é interior, precisamos descobrir o que há dentro de nós.
É nessa situação que entra o administrador criativo, eles sabem que tem de haver um caminho melhor e estão procurando expressá-las em suas vidas.
O administrador criativo é alguém que percebe que a cada momento existe um potencial de aprendizado. Ele não busca somente desculpas , ele tenta perceber como pode tirar aprendizado de qualquer situação.
Exteriormente os administradores criativos podem não ter diferença