Oxigênio
Os elementos do grupo 16 são comumente denominados calcogênios, nome que significa “formadores de cais”, como eram antigamente chamados os óxidos.
Os calcogênios possuem caráter metálico menos intenso que os elementos que se encontram no grupo 15, ou inferior; o oxigênio e o enxofre são os que possuem maior caráter não metálico do grupo.
Estes elementos possuem configuração eletrônica da camada de valência igual a s2p4, e apresentam a capacidade de formar pelo menos um íon com carga negativa igual a -2. O polônio é o único elemento deste grupo que não forma íon com carga -2.
Esses elementos também formam compostos contendo duas ligações covalentes (pares eletronicos), como o H2O, F2O, Cl2O, H2S e SCl2. Quando o atomo do calcogênio é o menos eletronegativo na molécula, por exemplo, no SCl2, (eletronegatividade do S= 2,5 e a do Cl= 3,5), o S se encontra em estado de oxidação (+II).
Alem disso os elementos S, Se e Te podem estar nos estados de oxidação (+IV) e (+VI), sendo que estes são mais estáveis que o elemento no estado (+II).
Abundância:
O oxigênio é o elemento mais abundante de todos os elementos. Ele existe na forma livre, como moléculas de O2 , perfazendo 20,9% em volume e 23% em peso na atmosfera.
O oxigênio constitui 46,6% em peso da crosta terrestre, sendo o principal constituinte dos silicatos minerais.
Obtenção de oxigênio:
O oxigênio é obtido industrialmente pela destilação fracionada do ar liquido. A maior parte de O2 é utilizada na fabricação de aço. O gás é produzido dessa maneira geralmente contém pequenas quantidades de N2 e de gases nobres, principalmente argônio. Cilindros de aço contendo O2 comprimidos são usados para muitas finalidades, inclusive na solda oxiacetilênica e no laboratório. O O2 é administrado juntamente com um anestésico em operações cirúrgicas. As vezes é preparado em pequna escala, em laboratório, pela decomposição térmica do KClO3 (com MnO2como catalisador), embora o produto