Oxigênio
A descoberta do oxigénio data da segunda metade do século XVIII e tem três protagonistas principais: Joseph Priestley, Karl Wilhelm Scheele, e Antione Lavoisier.
O oxigénio é um dos elementos mais abundantes e importantes na superfície da Terra, existindo tanto na forma elementar, constituindo cerca de 1/5 da atmosfera, como combinado com uma grande variedade de outros elementos. De destacar a combinação do oxigénio com o hidrogénio, formando a água, que cobre uma grande fracção da superfície do planeta.
O O2 é continuamente emitido para a atmosfera durante a fotossíntese das plantas, sendo essencial para a existência de uma grande parte dos seres vivos, que o utilizam para obter energia, através da oxidação de compostos orgânicos, no processo da respiração. Algumas bactérias (as bactérias anaeróbias), não requerem oxigénio para subsistirem.
O oxigénio gasoso é incolor, inodoro e comburente ao passo que, no estado líquido, apresenta uma ligeira coloração azulada. Apesar de ser um elemento essencial à vida na Terra e constituir cerca de um quinto da atmosfera terrestre é de salientar que, a elevadas pressões, é considerado tóxico.
Propriedades * Nome: Oxigénio * Símbolo: O * Número atómico: 8 * Massa atómica: 15.9994 * Classe: não-metal * Série: representativo * Grupo: 16 * Período: 2 * Bloco: p * Configuração electrónica: [He]2s22p4 * Abundância: * Terra: 29.5 % * Crosta terrestre: 46.7 % * Oceano: 85.8 % * Sistema solar: 6.3 × 108 (relativo a [H] × 1012)
Propriedades atómicas * Raio atómico: 0.664 Å * Raio covalente: 0.73 Å * Raio iónico: (O-) 1.76 Å; (O2-) 1.40 Å * Iões comuns: O-. O2-
Propriedades Químicas *