Emprestimos
Um empréstimo é um tipo de dívida. Como todos os instrumentos de dívida, um empréstimo acarreta a redistribuição de bens financeiros no decurso do tempo entre o devedor e o credor. Este período de tempo é denominado serviço do empréstimo.
1.1 - HISTÓRIAS DOS EMPRÉSTIMOS
Dar e receber empréstimos são tão normais como dar e receber qualquer outra coisa. Eles ajudam a manter os vínculos sociais por encorajar à reciprocidade. São provavelmente antigos costumes da humanidade, que sempre confiou em mútuas permuta.
2 - TIPOS DE EMPRESTIMOS
Muitas vezes acontecem circunstâncias que não estão previstas no nosso cotidiano. Devido a situações que surgem de última hora, o orçamento do mês nem sempre é o suficiente para suprir todas as despesas. Nesses momentos, uma das maneiras de tentar remanejar as dívidas é recorrer a empréstimos.
Contudo, é relevante fazer uma pesquisa sobre os tipos de crédito, para encontrar a opção que seja, de fato, uma solução, não se tornando uma nova dívida.
O micro-empréstimo é conhecido por se adequar a investimento de pequenas e micro-empresas, ou às pessoas físicas, sendo um processo de pouca burocracia. Podendo ser parcelado, a juros, com o prazo de um ano a três, aproximadamente.
O empréstimo consignado, por exemplo, é mais utilizado por funcionários de órgãos públicos, aposentados pensionistas ou por empresas privadas. As parcelas do crédito concedido são descontadas diretamente da folha de pagamento do solicitante.
Outro tipo de empréstimo é o cheque especial é adquirido como crédito depositado na conta corrente, não sendo necessária nenhuma consulta para sua aquisição. No empréstimo rotativo, que é realizado no cartão de crédito, pode-se pagar uma quantia mínima da fatura. Há também o empréstimo com penhor, cujo se adquiri dinheiro através do penhor de um bem valoroso, o resgatando como pagamento. Outra possibilidade é a de empréstimo com penhor. Este não requer análise de cadastro de crédito e nem